16, 17 e 18 DE SETEMBRO

Nesta segunda-feira (18), às 10h, o Comando de Greve Estadual reuniu-se na sede do Sindicato. Durante o encontro, foi avaliada a Greve dos educadores e organizadas as atividades de mobilização da semana.
De acordo com as informações repassadas pelos Núcleos do CPERS, a Greve está cada vez maior, dia após dia professores e funcionários de escola estão aderindo a Greve e fortalecendo ainda mais a mobilização.
As visitas de mobilização nas escolas são feitas constantemente pelo Comando de Greve Regional de cada Núcleo, com o objetivo de mobilizar os colegas e mostrar as razões pela quais o magistério está de braços cruzados. Mais de 70% da categoria está em greve em todo o Estado.
Os estudantes, pais e a comunidade escolar estão mostrando total apoio aos educadores e a disponibilidade para lutar juntos pela educação pública.
O Comando de Greve também decidiu realizar Assembleia Geral de mobilização,  no dia 29, às 8h30, no Gigantinho. Logo após a Assembleia, será realizado Ato Público com o Movimento Unificado dos Servidores (MUS) e a comunidade escolar.

A Greve Continua Forte! Sigamos Unidos, Firmes e Mobilizados em defesa dos nossos direitos!

Agenda de mobilizações estadual:
Dia 18/09 (2ª feira): Visitação em escolas mobilizando para a adesão à greve e outras atividades;
Dia 19/09 (3ª feira): Ato Público Estadual da Greve, com concentração a partir das 8h, em frente ao CPERS/Sindicato, para posterior caminhada até a Praça da Matriz;
Dia 20/09 (4ª feira): Participação em eventos da data Farroupilha com denúncias dos desmandos do Sartori e visibilidade ao movimento da Greve;
Dias 21/09 e 22/09 (5ª e 6ª-feira): Caravanas com Plenárias Macro Regionais de Mobilização e Resistência.

Cronograma e organização das Plenárias Macros Regionais:
Dia 21/09 – Quinta-feira
Roteiro 1 – Pelotas – Camaquã e Rio Grande
Roteiro 2 – Santa Maria – Santa Cruz do Sul, Cachoeira e São Gabriel
Roteiro 3 – Santana do Livramento – Bagé, Alegrete e Uruguaiana
Roteiro 4 – São Borja – Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo

Dia 22/09 – Sexta –feira:
Roteiro 1 – 38º e 39º (Plenária 1)  – Porto Alegre
Roteiro 1 – São Leopoldo (Plenária 2) – Taquara, Guaíba, Canoas, Osório e Gravataí
Roteiro 2 – Caxias do Sul – Montenegro , Estrela, Bento Gonçalves, Guaporé e Vacaria
Roteiro 3 – Passo Fundo – Soledade, Lagoa Vermelha, Erechim e Carazinho
Roteiro 4 – Santa Rosa – Três de Maio, Três Passos, Frederico Westphalen, Ijuí, Cruz Alta, Palmeira das Missões e Santo Ângelo.

Mobilizações pelo Estado:
1º Núcleo – Na manhã desta segunda-feira (18), professores e funcionário de escola realizaram ato em Caxias. “Por direitos e democracia a luta é todo dia”, esse era uma das faixas que os educadores portavam, elaborada pelo Colégio Estadual Imigrante. Participaram do ato as escolas Melvin Jones, Província de Mendonça, Assis Mariani, Dante Marcucci, EETCS, Colégio Imigrante, Vitório Webber e Irmão Guerini.

 

7º Núcleo – Recentemente educadores e estudantes pertencentes ao 7º Núcleo – Passo Fundo realizaram Caminhada Luminosa no Centro do município de Marau. Mesmo com forte chuva os educadores saíram às ruas denunciando os parcelamentos e os ataques de Sartori à educação pública. Participaram da mobilização Escolas de marau, Camargo e municípios da região.

7º Núcleo – Nesta sexta-feira,  educadores e estudantes de diversas escolas de Ronda Alta, protestaram com cartazes durante atividades alusivas à Semana Farroupilha.

13º Osório – Na sexta-feira, dia 15 os educadores protestaram em frente a CRE de Osório. E também ocuparam o local, um bolo foi levando com as velas 21 em alusão aos 21 meses parcelados.

14º Núcleo – Na manhã desta segunda-feira (18) professores, funcionários de escola, aposentados e estudantes realizaram Ato em defesa da Educação Pública na Praça João Blos em Campo Bom.

26º Núcleo – O 26°Núcleo de Frederico Westphalen juntamente com a Escola Madre Tereza de Seberi, realizou um grande Ato nesta segunda-feira (18). A mobilização teve grande participação de professores, funcionários de escola, estudantes, grêmio estudantil Túlio Zanche, pais e autoridades local. O ato teve como objetivo demonstrar o apoio da comunidade à greve dos educadores além de pressionar o governo do Estado.
“Apoiamos os nosso professores, precisamos resistir a esse desgoverno. Não nos juntamos a eles na luta apenas por um melhor salário, mas também por uma estrutura melhor, um plano pedagógico e um plano de carreira que faça jus a profissão”, disse a presidente do grêmio estudantil, Anna Carolini Mayer.

28º Núcleo – Nesta sexta-feira o Comando de Greve  Visitou escolas de Tapera e Selbach, municípios pertencentes ao 28 Núcleo – Soledade. Os educadores informaram aos colegas todos os motivos da Greve enumerando os diversos ataques de Satori à categoria, além de mostrar o crescimento e a força da Greve e as mobilizações previstas.

32º Núcleo – Taquara Nessa sexta-feira (15), pela tarde os educadores realizaram Plenária de Greve da comunidade escolar da Escola Berthalina Kirsch em Igrejinha.  O frio e a chuva não intimidaram os educadores e a comunidade escolar que debateram diversos assuntos em defesa da educação pública gaúcha. O encontro teve a participação da vice-presidente do CPERS, Solange carvalho.

 

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.